Plano de Projeto
Vehicle Seat Booking App for Android
Gabriel Rosa Goulart; Ricardo Ademar Bezerra de Almeida; Rodrigo Pedro Marques
Motivação
Atualmente, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) possui um ônibus elétrico que parte da universidade para o Sapiens Park diariamente de segunda à sexta. Um projeto que se mostrou interessante para auxiliar neste sistema, foi de criar um aplicativo para Android, onde fosse possível auxiliar os usuários a reservar assentos, verificar a situação dos assentos de uma determinada viagem (quais assentos estão livres e ocupados de uma viagem tal) e modificar reserva (alterar assento, nome do passageiro, cancelar reserva).
Objetivos
- Desenvolver um aplicativo Android para reserva de assentos para veículos compartilhados no ramo de Smart UFSC.
- Os usuários devem ser autenticados utilizando o idUFSC e os usuários podem reservar assentos para dias diferentes de uma vez só (e.g, reservar um assento para toda segunda-feira e quarta-feira até agosto dia tal às 07:30, partindo da UFSC).
- O aplicativo deverá saber tratar com o fato de múltiplas pessoas tentando reservar o mesmo assento ao mesmo tempo.
- Como requisito adicional, a tabela de usuários autenticados de uma dada viagem deverá ser mantida no EPOS a fim de verificar se um usuário realizou a reserva para aquela viagem para que o usuário possa embarcar no ônibus.
Metodologia
O grupo irá manter um desenvolvimento constante, realizando testes para corrigir possíveis falhas e bugs. O framework Ionic 2 será utilizado para auxiliar no desenvolvimento do aplicativo e para uma melhor organização e entendimento do trabalho, o grupo irá modelar o aplicativo através da modelagem Unified Modeling Language (UML). Será necessário criar um servidor para armazenar os dados das viagens, ônibus, usuários, entre outros dados que sejam necessários para o funcionando do aplicativo. Para a realização dos testes da aplicação, o grupo irá utilizar seus próprios smartphones observando se o comportamento da aplicação estará dentro do esperando.
Modelagem UML da Aplicação
Modelagem do Banco de Dados
Tarefas
- Realizar levantamento de requisitos funcionais e não funcionais;
- Definir o plano de projeto;
- Estudar tecnologias necessárias para desenvolver o projeto;
- Preparar todas as tecnologias estudadas para adicionar ao projeto;
- Verificar como a autenticação por idUFSC funciona;
- Iniciar o desenvolvimento do aplicativo;
- Iniciar o desenvolvimento do servidor;
- Realizar testes do aplicativo;
- Realizar testes do servidor;
- Reportar ao cliente o progresso do projeto;
- Correção de possíveis erros e falhas averiguados nos três processos anteriores;
- Integrar aplicativo e servidor;
- Realizar testes da integração realizada;
- Correção de possíveis erros e falhas averiguados no processo anterior;
- Realizar testes do aplicativo;
- Realizar testes do servidor;
- Realizar testes na aplicação completa;
- Documentar os códigos desenvolvidos;
- Criar o relatório de todo os processo;
- Preparar defesa do projeto; e
- Entrega ao cliente dos entregáveis;
Entregáveis
- Plano de projeto;
- Relatório de como funciona a autenticação pelo idUFSC;
- Primeiro protótipo do aplicativo;
- Código fonte completo documentado;
- Relatório;
- Produto desenvolvido;
Cronograma
Tarefa | 26/04 | 03/05 | 10/05 | 17/05 | 24/05 | 31/05 | 07/06 | 14/06 | 21/06 | 28/06 |
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1. Detalhamento do Plano de Projeto | x | D1 | ||||||||
1.1. Levantamento de Requisitos | x | D1.1 | ||||||||
1.2. Definir Plano de Projeto | x | D1.2 | ||||||||
1.3. Estudar Tecnologias | x | D1.3 | ||||||||
1.4. Verificar como funciona o idUFSC | x | D1.4 | ||||||||
2. Desenvolvimento do projeto | x | x | x | x | x | x | x | D2 | ||
2.1. Diagrama UML | x | D2.1 | ||||||||
2.2. Código fonte parcial | x | D2.2 | ||||||||
2.3 Modelagem do Banco de Dados | x | D2.3 | ||||||||
2.4. Código fonte completo | x | D2.4 | ||||||||
3. Reportar ao cliente o progresso do projeto | D3 | |||||||||
3.1 Apresentação do protótipo ao cliente | D3.1 | |||||||||
4. Realização de reajustes finais | x | x | x | D4 | ||||||
4.1. Correção de possíveis erros e falhas | x | x | x | D4.1 | ||||||
4.2. Aplicar correções apontados durante a apresentação do protótipo | x | x | x | D4.2 | ||||||
5. Documentar código fonte | x | x | D5 | |||||||
6. Gerar relatório | x | x | D6 | |||||||
8. Defesa do projeto | D8 | |||||||||
9. Entrega ao cliente dos entregáveis | D9 |