Loading...
 

Plano de Projeto

Vehicle Seat Booking App for Android

Gabriel Rosa Goulart; Ricardo Ademar Bezerra de Almeida; Rodrigo Pedro Marques

Motivação

Atualmente, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) possui um ônibus elétrico que parte da universidade para o Sapiens Park diariamente de segunda à sexta. Um projeto que se mostrou interessante para auxiliar neste sistema, foi de criar um aplicativo para Android, onde fosse possível auxiliar os usuários a reservar assentos, verificar a situação dos assentos de uma determinada viagem (quais assentos estão livres e ocupados de uma viagem tal) e modificar reserva (alterar assento, nome do passageiro, cancelar reserva).

Objetivos

  • Desenvolver um aplicativo Android para reserva de assentos para veículos compartilhados no ramo de Smart UFSC.
  • Os usuários devem ser autenticados utilizando o idUFSC e os usuários podem reservar assentos para dias diferentes de uma vez só (e.g, reservar um assento para toda segunda-feira e quarta-feira até agosto dia tal às 07:30, partindo da UFSC).
  • O aplicativo deverá saber tratar com o fato de múltiplas pessoas tentando reservar o mesmo assento ao mesmo tempo.
  • Como requisito adicional, a tabela de usuários autenticados de uma dada viagem deverá ser mantida no EPOS a fim de verificar se um usuário realizou a reserva para aquela viagem para que o usuário possa embarcar no ônibus.


Metodologia

O grupo irá manter um desenvolvimento constante, realizando testes para corrigir possíveis falhas e bugs. O framework Ionic 2 será utilizado para auxiliar no desenvolvimento do aplicativo e para uma melhor organização e entendimento do trabalho, o grupo irá modelar o aplicativo através da modelagem Unified Modeling Language (UML). Será necessário criar um servidor para armazenar os dados das viagens, ônibus, usuários, entre outros dados que sejam necessários para o funcionando do aplicativo. Para a realização dos testes da aplicação, o grupo irá utilizar seus próprios smartphones observando se o comportamento da aplicação estará dentro do esperando.

Modelagem UML da Aplicação

Diagrama De Classes V5

Modelagem do Banco de Dados

Diagrama Relacional Bg V4

Tarefas

  • Realizar levantamento de requisitos funcionais e não funcionais;
  • Definir o plano de projeto;
  • Estudar tecnologias necessárias para desenvolver o projeto;
  • Preparar todas as tecnologias estudadas para adicionar ao projeto;
  • Verificar como a autenticação por idUFSC funciona;
  • Iniciar o desenvolvimento do aplicativo;
  • Iniciar o desenvolvimento do servidor;
  • Realizar testes do aplicativo;
  • Realizar testes do servidor;
  • Reportar ao cliente o progresso do projeto;
  • Correção de possíveis erros e falhas averiguados nos três processos anteriores;
  • Integrar aplicativo e servidor;
  • Realizar testes da integração realizada;
  • Correção de possíveis erros e falhas averiguados no processo anterior;
  • Realizar testes do aplicativo;
  • Realizar testes do servidor;
  • Realizar testes na aplicação completa;
  • Documentar os códigos desenvolvidos;
  • Criar o relatório de todo os processo;
  • Preparar defesa do projeto; e
  • Entrega ao cliente dos entregáveis;

Entregáveis

  • Plano de projeto;
  • Relatório de como funciona a autenticação pelo idUFSC;
  • Primeiro protótipo do aplicativo;
  • Código fonte completo documentado;
  • Relatório;
  • Produto desenvolvido;

Cronograma

Tarefa 26/04 03/05 10/05 17/05 24/05 31/05 07/06 14/06 21/06 28/06
1. Detalhamento do Plano de Projeto x D1
1.1. Levantamento de Requisitos x D1.1
1.2. Definir Plano de Projeto x D1.2
1.3. Estudar Tecnologias x D1.3
1.4. Verificar como funciona o idUFSC x D1.4
2. Desenvolvimento do projeto x x x x x x x D2
2.1. Diagrama UML x D2.1
2.2. Código fonte parcial x D2.2
2.3 Modelagem do Banco de Dados x D2.3
2.4. Código fonte completo x D2.4
3. Reportar ao cliente o progresso do projeto D3
3.1 Apresentação do protótipo ao cliente D3.1
4. Realização de reajustes finais x x x D4
4.1. Correção de possíveis erros e falhas x x x D4.1
4.2. Aplicar correções apontados durante a apresentação do protótipo x x x D4.2
5. Documentar código fonte x x D5
6. Gerar relatório x x D6
8. Defesa do projeto D8
9. Entrega ao cliente dos entregáveis D9

Bibliography

  1. https://lisha.ufsc.br/HomePage
  2. https://idufsc.ufsc.br/
  3. https://www.android.com/intl/pt-BR_br/
  4. http://ionic.io/2